INICIO

Tenda  Zé Pilintra e Caboclo da 7 Encruzilhada

Menu

:: Inicio
:: Guias
:: 
:: :: Baianos
:: :: :: Caboclos
:: 
:: :: Boiadeiros
:: 
:: :: Ciganos
:: 
:: :: Preto Velho
:: 
:: :: Criança (Erê)
:: 
:: :: Marinheiros
:: 
:: :: Exu
:: 
:: :: Pomba Gira

GUIAS DA UMBANDA

Crianças na Umbanda

Crianças, Ibejis, ou Ibejada são entidades cultuadas na Umbanda. Seu culto é sincretizado com os santos gêmeos Cosme e Damião, Crispim e Crispiniano.

História

Por ocasião da festa, a 27 de setembro, os terreiros distribuem doces e fazem uma mesa farta para as crianças que incorporam nos médiuns. As cores são azul claro e rosa. As entidades possuem diversos pontos de atuação. Cachoeiras, praias, matas, lajedos e há até algumas traçadas com exus, o que resulta num exu-mirim ou Criança da Esquerda.
As oferendas normalmente são feitas em jardins e são sempre doces, refrigerantes, além de frutas. Quando incorporam nos terreiros, são brincalhões, travessos, meigos e chorões. São entidades de grande atuação e força espiritual. Sempre se comenta nos terreiros que quando uma criança faz um trabalho, só ela tem o poder de tirar. Também têm grande poder de cura.

Exemplos de crianças

  • Pedrinho da Praia
  • Mariazinha da Mata
  • Joãozinho da Pedra Branca
  • Zezinho do Lajedo

"Esta faculdade de apresentar-se e agir como criança, não quer dizer que seja um espírito-criança. Pode ser, talvez, mais velho que os pais. Ele vem com aspecto ou forma infantil, porque é conveniente vir assim, pois do contrário, dificilmente seria reconhecido."

Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7as_na_Umbanda